![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaPJm7IoaUbNZNBcALM8nRh_3_ZWuHW-CGHFAxEByfWEbKAn-xzec5BgR4N7FOft2QBlz5XUjhyS_vGLlmH8Qo68IwpY5N9WBuUmmZNhQ7CZ1SnIszuJq4Xiybkmv-y5PwJF75Pf0Uu64/s320/ele_ainda_nao_viu_o_perigo%255B1%255D.gif)
Jesus disse: ”Guardai-vos dos escribas”. Os escribas eram profundos conhecedores das Escrituras, sabiam de cor toda a lei, mas não praticavam os ensinos bíblicos; gostavam de apresentações pomposas, ritualismo bonito; gostavam de serem honrados e saudados, ocupar os primeiros lugares, nos encontros. Este grupo, cheio de vaidade, não tinha testemunho de vida santificada e aprovada por Deus. Não havia fidelidade.
Continuava Jesus: “Guardai-vos do fermento dos fariseus”. Fermento é símbolo de maldade. Um judeu que na festa da páscoa comesse pão levedado ou que guardasse fermento em casa, era réu de morte. Jesus queria ensinar que é mais fácil ser hipócrita do que sincero; é mais difícil ser franco do que ser falso. Muitos estão preocupados em mostrarem uma roupagem ou uma maquiagem de vida cristã, escondendo os seus sentimentos maldosos e hipócritas para que as pessoas não vejam a realidade que existe em suas vidas. Deus reprova a falsidade e rejeita o culto do hipócrita.
Jesus ainda dizia: “Guardai-vos do fermento de Herodes”. O Rei Herodes, era o símbolo da aceitação e da prática do mundanismo; é o espelho da pessoa que conhece a verdade mas se compromete com o mundo de tal maneira que é capaz de romper com tudo que é sagrado para fazer a vontade e satisfazer uma vida mundana e corrompida. Na vida cristã é o esforço que se faz para ficar bem com Deus e com o mundo; ter um pé na igreja e outro no mundo; ter a Bíblia na mão direita e o mundo na mão esquerda.
Ter uma vida santificada não é fácil. É preciso investir na comunhão com Deus em muita oração, meditação dos ensinos bíblicos, exercício nas atividades da igreja, e dependência do Espírito Santo. O preço, que temos que pagar, é romper com as nossas tendências mundanas que nos afastam de Deus e nos arrastam para uma vida de pecado, embora, às vezes, para nos justificar, não entendemos como pecado.
“Vigiai”, é a recomendação de Jesus. Ele sabe do que nós precisamos e que podemos ter uma vida vitoriosa e abençoada, cultivando a vida cristã.. Amém.
Pr. Jadir Félix da Silva
"Comentar usando FaceBook"